Onde era mesmo?

domingo, 5 de junho de 2011

Hoje fui ver: Kung Fu Panda 2.

Acabei de voltar da pré-estréia exclusiva de Kung Fu Panda 2 para a imprensa. Mentira. Era pré-estréia mas não era exclusiva. Cheia de crianças chorando, rindo, berrando, etc. Como costumam ser as matinês de animação. Um sacrifício válido, às vezes. Hoje foi.

Kung Fu Panda 2 (DreamWorks, 2011, Jennifer Yuh Nelson.) retoma a história de Po, um Panda gordo (redundância) e preguiçoso (de novo) que muda de vida quando é descoberto como o próximo Dragão Guerreiro. Já consolidado como mestre na arte do Kung Fu, esta sequência traz Po numa busca pela Paz Interior, que só pode ser alcançada na saga por autoconhecimento. Saga esta que lhe é entregue casualmente durante uma batalha em defesa do vilarejo contra os soldados de Lord Shen, o pavão-vilão que desenvolveu uma arma secreta capaz de acabar com o Kung Fu e dominar toda China. É na luta contra ele que Po descobrirá sobre seu passado, respostas sobre o lugar de onde veio e sobre quem é de fato, encontrando em si a força que lhe permitirá vencer.

Em termos visuais, esta segunda parte de Kung Fu Panda continua linda, mas deixa a impressão de certo desleixo quando comparada ao primeiro episódio. É como se o desenvolvimento tivesse sido levado somente até o limite do comercialmente rentável, sem todo aquele zelo artístico anterior. Estranho quando se comparam os orçamentos: U$ 130mi do primeiro contra U$ 150mi da sequência. Porém este fato não prejudica sozinho a animação. As piadas são hilárias, mas repetitivas e às vezes fora de hora, o que pode incomodar um pouco. Nada que faça de Kung Fu Panda 2 um filme ruim. Longe disso. Apesar de nada inovador na sua proposta, o roteiro é bem executado, faz rir e chorar, faz gostar dos bem construídos e carismáticos personagens, como nas cenas entre Po e seu pai, o ganso Sr. Ping, ou nas deliciosas cenas de ação envolvendo os Cinco Furiosos. O filme faz seu papel muito bem. Faz até querer mais. Exatamente o que o final nos deixa claro que teremos, numa cena meio "desamarrada", mesmo que aceitável. Mas, como prega a própria mensagem de Po, talvez seja hora de olhar para trás e aprender com o passado lições sobre o que fez de Kung Fu Panda um verdadeiro vencedor. Se quiser continuar sendo um.

Site oficial: www.kungfupanda.com

"How can Kung Fu...stop something that stops Kung Fu?"

Um comentário: